1º de maio na França e a tradição de presentear com Muguet

Categoria: Notícia
28 abril 2017, Comentários: 0

À primeira vista, pode parecer estranho a relação entre o 1º de maio, uma data marcada pela luta dos trabalhadores, com a delicada flor Muguet. Na verdade, essa história é bastante antiga e tem raízes na cultura romana e celta, mantendo-se viva até hoje entre os franceses.  Entenda a seguir porque os franceses presenteiam as pessoas queridas com essa flor nesse dia e a origem dessa tradição.

 

Quando tudo começou

As celebrações dedicadas a Flora, deusa romana das flores e também protetora da natureza, aconteciam no dia 1º de maio e fazia parte do ritual ofertar muguet em sua homenagem. Já na cultura celta, as flores muguets representavam amuletos que afastavam os maus espíritos e eram oferecidas aos deuses no primeiro dia de maio, pois eram quando iniciavam a contagem regressiva para o verão.

 

Dos deuses para as damas

Depois de ser relacionada às comemorações religiosas, na França, a tradição começou no século XVI com o rei Charles IX. Ele gostou tanto de ganhar um ramo de muguet, que ordenou que no dia 1º de maio a flor fosse distribuída a todas as moças solteiras da corte. Mas, essa ideia só ganhou maior adesão dos franceses no final do século XIX e início do século XX.

 

Na música e na moda

Podemos dizer que a muguet é uma flor versátil e que agrada desde reis até artistas. Em 1895, o cantor Félix Mayol usou a flor muguet na lapela do seu chapéu durante um show em Paris após receber o mimo de uma fã, e adivinhe em qual dia o concerto aconteceu? Isso mesmo, no dia primeiro de maio. Em um evento de alta costura, em 1º de maio de 1900 e, mais uma vez em um desfile da grife do estilista Christian Dior, as mulheres presentes receberam um buquê de lírio do vale, outro nome dado a icônica flor, como presente.

 

Símbolo do pós-guerra

Dessa vez no plano político, após o fim da Segunda Guerra Mundial, a flor muguet tomou o lugar da rosa vermelha, representando a resistência, e passou a ser símbolo do dia 1º de maio na França, quando também foi decretado o Dia do Trabalho. Todos os anos, exclusivamente nessa data, a prefeitura de Paris permite a venda de muguets nas calçadas como forma de gerar renda para as pessoas que estão desempregadas. Hoje, os franceses oferecem flores muguets àqueles que amam como forma de demonstrar carinho e desejar felicidades.

O primeiro de maio é uma data especial na França não só para marcar o movimento dos trabalhadores, mas também porque preserva uma tradição antiga e que encanta a todos ao longo dos anos. Agora você já sabe mais uma curiosidade da cultura francesa e caso esteja em Paris nesse dia saberá o motivo das ruas estarem cheias de vendedores de muguets!
Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos! Para ficar por dentro de mais dicas e informações sobre a França, acompanhe nosso blog e também nossa página no Facebook.

Comments are closed.