Ciclo de filmes franceses no SESI Amoreiras

Categoria: Cinema
5 setembro 2017, Comentários: 0
Ciclo de filmes franceses no SESI Amoreiras

Ciclo de filmes franceses no SESI Amoreiras

O cinema é uma das artes mais expressivas da cultura francesa e possui uma longa história de sucessos e inovações. Por isso, quando surge uma oportunidade de apreciar de perto o encantamento e a profundidade das produções francesas, nada melhor do que aproveitá-las ao máximo para aprender francês!

Em parceria com a Embaixada da França no Brasil e o Institut Français, o projeto Cine SESI-SP no Mundo proporciona aos amantes da sétima arte uma experiência cinematográfica com oito filmes franceses. Até 11 de outubro, as sessões do Cine SESI-SP no Mundo: A França e o Novo acontecem em 39 unidades do SESI, incluindo a localizada no bairro Amoreiras, em Campinas.

A proposta do projeto é “democratizar o acesso à produção audiovisual de reconhecimento da crítica, mas nem sempre presente nos circuitos comerciais”. Ou seja, é um prato cheio para quem quer descobrir novas histórias, se aprofundar na cultura francesa e ainda treinar o idioma! Na seleção de filmes, estão títulos de meados do século XX, época em que a revista Cahiers du Cinema começa a fazer críticas ao cinema e surge o movimento Nouvelle Vague, que contesta as produções hollywoodianas e propõe uma nova estética. Entre os oito longas metragens, também existem os contemporâneos, que mostram a evolução do cinema francês.

Confira a programação, convide os amigos e boa sessão!

Vândalo | Vandal

31 de agosto – 20h
Chérif é um revoltado adolescente de 15 anos. Ele é mandado pela mãe a Estrasburgo, onde fica sob os cuidados de seus tios enquanto faz um curso para retomar a vida. Entediado, Chérif começa a descobrir um novo mundo durante as noites em companhia dos grafiteiros da cidade.

 

Ascensor para o Cadafalso | Ascenseur Pour L’échafaud

14 de setembro – 20h
Julien Tavernier (Maurice Ronet) é amante de  Julien Tavernier (Maurice Ronet) e, juntos, decidem assassinar o marido dela de forma que pareça suicídio. Porém, ao voltar para buscar uma corda esquecida na cena do crime, Julien fica preso no elevador e o plano do assassinato perfeito acaba tendo muitos imprevistos.

 

Pequeno Tenente | Le Petit Lieutenant

21 de setembro – 20h
Ao superar seu problema com alcoolismo, a capitã Caroline Vaudieu encontra o recém-chegado Antoine, que agora faz parte do esquadrão de homicídios da capital francesa. Com idade para ser seu filho, que está desaparecido, Vaudieu rapidamente se afeiçoa ao jovem rapaz e, ao mesmo tempo que trabalham juntos, desenvolvem uma relação de mãe e filho.

 

Carrossel da Esperança | Jour de Fête

28 de setembro – 20h
Uma feira itinerante com direito a carrossel, loteria, fanfarra e cinema chega a uma aldeia no centro da França. O carteiro, François, ao se maravilhar com um filme sobre os serviços postais dos Estados Unidos, tenta utilizar as mesmas técnicas apesar dos recursos tão escassos.

 

A Lei da Selva | La Loi de La Jungle

05 de outubro – 20h
Muitos perigos vão aparecer no caminho de Marc Châtaigne sua companheira Tarzan durante a missão de instalar uma pista de esqui na Guiana em meio à selva amazônica.

>

 

Veja todas as informações sobre os filmes, na agenda do SESI Amoreiras.

Comments are closed.