Conheça Jean Rochefort e Jeanne Moreau, atores franceses que fizeram história no cinema

Categoria: Cinema
13 dezembro 2017, Comentários: 0

O cinema francês já é conhecido como um dos mais tradicionais na história do cinema! Muitos são os atores e atrizes que fizeram sucesso e contribuíram para que o cinema francês ganhasse os olhos do mundo todo, sendo premiado em muitos festivais e exibido nas mais diferentes telas de cinema. Jeanne Moreau e Jean Rochefort são dois atores marcantes que fizeram parte dessa história e que nos deixaram em 2017.

 

Jeanne Moreau

A atriz Jeanne Moreau começou cedo. Com 4 anos já fazias algumas participações no cinema e conta com mais de 100 filmes em sua ficha técnica!

Além de atriz, também foi diretora, roteirista e cantora. No cinema brasileiro, Jeanne participou como atriz principal do filme “Joanna Francesa”, de 1973, dirigido por Cacá Diegues. Do filme nasceu um clássico de Chico Buarque, “Joana Francesa”, cantada por ela em uma das cenas. Confira a música aqui!

Outra música que fez sucesso na voz de Jeanne Moreau, no filme “Jules et Jim” foi “Le Tourbillon de la vie”. Ouça a música aqui!

 

Muitos não sabem, mas, o envolvimento da atriz com a música influenciou também nossa MPB. Foi sua atuação em “Jules et Jim”, obra de François Truffaut, que inspirou Milton Nascimento a compor suas primeiras canções baseadas no filme e a decidir dedicar-se totalmente à música.

Em uma viagem à Nova York ele teve a oportunidade de encontrar-se com a atriz e contar toda essa história pessoalmente. Em agradecimento, ela enviou a seguinte carta para Milton:

Carta para Milton Nascimento

Carta para Milton Nascimento

 

No cinema Jeanne já participou de filmes de cineastas renomados como Michelangelo Antonioni, François Truffaut, Orson Welles e François Ozon dentre outros.

Em 1960 chegou a ganhar o Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes, por sua atuação em “Moderato Cantabile”. Na midiateca da Aliança Francesa você pode assitir os seguintes filmes com a atriz:

 

  •         Les amants dirigido por Louis Malle (1958)
  •         Les quatre cent coups, dirigido por François Truffaut (1956)
  •         Jules et Jim, dirigido por François Truffaut (1962)

Jeanne Moreau faleceu no final de julho deste ano, com 89 anos.

 


Jean Rochefort

Jean Rochefort trabalhou em cerca de 150 filmes e ficou conhecido pelo seu timbre grave, único e por sempre usar a ironia e defender a liberdade da palavra.

Durante sua carreira, conquistou três prêmios César por “Que la fête commence”, de 1976, “Le Crabe-Tambour”, de 1978, e um honorário em 1999. Na nossa midiateca você encontra os seguintes filmes do ator:

  •         Nous irons tous au paradis, dirigido por Étienne Dorsay (1977)
  •         Titeuf le film, dirigido por Zep (2011)
  •         Le château de ma mère, dirigido por Yves Robert (1990)
  •          Ne le dis à personne, dirigido por Guillaume Canet (2006)

 

Jean Rochefort faleceu com 87 anos em outubro deste ano.

 

Quer conhecer mais filmes do cinema francês? Venha conhecer nossa midiateca, disponível para os alunos da Aliança Francesa de Campinas!

Comments are closed.