Defi

A Aliança Francesa renova seu livro didático em busca das técnicas de ensino mais modernas!

A partir de 2020, a Aliança Francesa deixará de usar o ALTER EGO + e contará com um novo método: DÉFI. Ele propõe um novo olhar sobre o aprendizado do francês, trazendo o aspecto cultural em primeiro plano. Essa abordagem mais ampla da língua ajuda o estudante a ter outra visão sobre o mundo. Desde o primeiro módulo, o método convida a analisar as diferenças culturais existentes entre os países francófonos e europeus.

A apresentação gráfica diferenciada e as estratégias de leitura propostas facilitam muito a abordagem dos novos textos. Estes instigam a partir do seu conhecimento prévio e buscam contextualizar os diferentes conteúdos antes da leitura, facilitando a interpretação dos documentos.

Outro diferencial do DÉFI reside em abordar a língua por meio de diversos temas da atualidade do mundo francófono. Assim, é possível descobrir sucessivamente realidades sobre demografia, mercado de trabalho, alojamento e o ritmo de vida da França, da Bélgica, do Québec, do Marrocos e de outros países francófonos. Essa dinâmica permite que o aprendizado seja mais fluido e leve.

Neste método, como em todos os que seguem a corrente “actionnel”, o aluno é o protagonista da sua aprendizagem. O professor torna-se um facilitador do aprendizado. Dessa forma, é possível construir o conhecimento a partir das suas próprias necessidades, fazendo escolhas e priorizando certos conteúdos.

Finalmente, é importante ressaltar que as sequências pedagógicas do livro foram concebidas de maneira a incentivar constantemente a interação entre os alunos e o compartilhamento de seus conhecimentos sobre as diversas áreas trabalhadas durante as aulas.

Com o método anterior, Alter Ego +, o aluno acessava os seus recursos apenas por meio de um CD-ROM em seu computador, ficando fixo a esse sistema. Com o novo método, o estudante tem acesso digital à plataforma de forma remota. Isso possibilita que ele se mantenha conectado com a língua, mesmo sem ter seu livro consigo e sem depender de uma conexão internet.

Os próximos inícios de curso já começam a utilizar o novo método. A troca ocorrerá de maneira gradual para não prejudicar àqueles que compraram os livros recentemente. Confira no link abaixo a entrevista com os editores do DÉFI (em francês).

https://www.youtube.com/watch?v=GBhFqtwZ33Y&list=PLu6bZF5fHBVMHd1inHum8rjoZXItL7OCH&index=4.

A plataforma Espace virtuel AF é uma plataforma online da rede de Alianças Francesas do Brasil que permite o acesso a materiais interativos e exercícios interativos do método Défi, além de indicações de sites e ferramenta para aprendizagem do francês.

Para acesso, o aluno da AFC deverá clicar no email-convite enviado por no-reply@espacevirtuelaf.com, que concede acesso ao nível do QECRL (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas – A1 a B2) para o qual ele está matriculado.

Assista ao vídeo  : apresentação da plataforma. Como usar sua Plataforme Espace Virtuel AF :

Em caso de dúvidas, pedimos a gentileza de enviar email para afcampinas@afcampinas.com.br

Ah, e não se esqueça de verificar seu Spam!