TCF

TCF – Test de Connaissance du Français (Teste de Conhecimento do Francês)

É um teste de nível linguístico do Ministério da Educação Nacional Francês. É destinado ao público não francófono que deseja validar de maneira simples e segura seus conhecimentos de francês por razões pessoais, profissionais ou de estudo. Esse teste padronizado e mensurado foi concebido pelo CIEP (Centre International d’Études Pédagogiques) que o administra e fornece um atestado classificando o candidato em um dos seis níveis da escala de competências definida pelo Conselho da Europa (Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (CECR)) que vai do nível A1 (elementar) ao nível C2 (superior avançado).

O TCF é válido por dois anos. Se o candidato julgar que seu resultado no teste não foi satisfatório poderá refazê-lo desde que o intervalo entre uma sessão e outra respeite o prazo mínimo de 30 dias (novo). Por exemplo: um candidato que passou um TCF ANF no dia 15 do mês, poderá passar um TCF ANF ou qualquer outra variação de TCF (TP, QUEBEC ou DAP) a partir do dia 16 do mês seguinte.

Estudantes que realizaram um TEF (Teste de Avaliação de Francês) e obtiveram pontuação mínima de 14/20 na prova escrita desse teste, bem como titulares do diploma DELF B2 ou DALF C1 ou C2 não necessitam realizar o TCF, desde que cumpram a exigência de nível de francês requerida pela instituição de ensino escolhida. Cada instituição tem autonomia para definir o nível de francês exigido, podendo variar de acordo com o curso e o nível de estudos. 
Titulares de um diploma de baccalauréat français também estão dispensados de apresentar um teste de proficiência. Mais informações sobre o teste e exemplos de provas poderão ser encontrados no site do CIEP : www.ciep.fr

 

Quatro tipos de TCF são aplicados na Aliança Francesa:

TCF TP (Tout Public)

As sessões são realizadas mensalmente na Aliança Francesa. O teste é composto de provas obrigatórias e complementares. Caso o candidato já tenha realizado anteriormente as provas obrigatórias (válidas por dois anos), ele só poderá inscrever-se em uma ou nas duas provas complementares. Nessa hipótese, no ato da inscrição ele deverá fornecer o seu código.

Provas obrigatórias no formato de questionário de múltipla escolha, com 80 perguntas, cabendo uma só resposta entre as quatro propostas.
Duração das provas obrigatórias: 01h30, sendo:

– Compreensão oral – 30 questões – 25 min

– Estruturas da língua – 20 questões – 20 min

– Compreensão escrita – 30 questões – 45 min

Provas facultativas:

– Expressão oral – 15 min

– Expressão escrita – 1h45 min

Se o candidato deseja prosseguir seus estudos universitários na França ou candidatar-se a uma pós-graduação, ele deve consultar o site da instituição de ensino de sua escolha para se informar a respeito da exigência linguística. Mais informações CIEP (em francês) – www.ciep.fr/tcf-tout-public

TCF DAP (Demande d’Admission Préalable)

O procedimento DAP acontece apenas uma vez ao ano, no mês de fevereiro, e se destina exclusivamente aos candidatos não francófonos que desejam realizar uma candidatura ao primeiro ou segundo ano de graduação em uma universidade francesa ou a qualquer nível (licence ou master) em uma Escola Nacional Superior de Arquitetura. Os candidatos deverão se apresentar às provas obrigatórias do TCF (compreensão oral, estruturas da língua, compreensão escrita), assim como a uma prova de expressão escrita específica para a DAP. A duração do teste é de três horas.

3 provas de compreensão, no formato de questionário de múltipla escolha, com 80 perguntas, cabendo uma só resposta entre as quatro propostas, sendo:
– Compreensão oral: 25 minutos, 30 perguntas
– Estrutura da língua: 20 minutos, 20 perguntas
– Compreensão escrita: 45 minutos, 30 perguntas
– Duração das 3 provas de compreensão: 01h30
– Expressão escrita 2 provas: 1h30
• Análise de dados iconográficos(200 palavras no mínimo)
• Argumentação (300 palavras no mínimo)
– Duração total das provas : 03h00

TCF Québec

Para atender às novas exigências do “Ministère de l’Immigration et Communautés Culturelles du Québec (MICC)”, de 01/08/2013, no que se refere à avaliação linguística dos interessados, o TCF Québec foi reformatado – inscrição por módulo/prova – livre escolha pelo candidato: compreensão oral, expressão oral, compreensão escrita e expressão escrita:

– Prova de compreensão oral: 30 perguntas – 25 a 30 minutos
– Prova de compreensão escrita: 30 perguntas – 45 minutos
– Prova de expressão escrita: 6 perguntas – 1 hora e 45 minutos
– Prova de expressão oral: 6 perguntas – 15 minutos

Esse teste foi concebido especificamente para satisfazer às normas do Ministério da Imigração e das Comunidades Culturais do Québec e corresponde unicamente às necessidades de pessoas que têm o projeto de se instalar por um longo período naquele país e que dão entrada num dossiê de imigração junto a um Bureau de Imigração do Québec ou em uma Delegação Geral do Québec.

TCF ANF (Accès à la Nationalité Française)

Várias sessões são realizadas anualmente nas Alianças Francesas do Brasil. O teste é exclusivo para participantes do processo de pedido de nacionalidade francesa, por casamento ou por naturalização.

2 provas obrigatórias:
– Compreensão oral: 30 minutos, 30 perguntas
– Expressão oral: 15 minutos, 6 perguntas

 

Várias Alianças Francesas do Brasil são centros de aplicação do TCF, porém não são responsáveis pelo processo de candidatura nas universidades francesas. As informações sobre estudos na França devem ser solicitadas ao CampusFrance, serviço de informação sobre estudos superiores na França vinculado aos Ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores (www.brasil.campusfrance.org).

TCF

Mais informações para a inscrição

Veja detalhes sobre a documentação para se inscrever para os exames TCFs.
Confira aqui.
CALENDÁRIO 2017
Exame
Inscrições
Teste

TCF - ANF, TOUT PUBLIC, QUEBEC


de 17 de julho a 19 de agosto
18 de setembro
TCF - TOUT PUBLIC, QUEBEC
de 15 de agosto a 16 de setembro
16 de outubro
 TCF - ANF, TOUT PUBLIC, QUEBEC  de 9 de outubro a 11 de novembro  11 de dezembro