FAQ - Aulas Online

  1. A semana sem aulas de 17 a 21/03/2020 será perdida?

Não. A semana de aulas será reposta e o conteúdo pedagógico mantido.

  • As secretarias das AF do Cambuí e de Barão Geraldo funcionarão normalmente?

Não funcionaremos fisicamente, mas estamos atendendo pelos e-mails

afcampinas@afcampinas.com.br ou baraogeraldo@afcampinas.com.br de segunda à sexta, das 08h00 às 18h00 e whatsapp: (19) 99314-8102, segunda à sexta, das 13 h às 18h, e sábado das 8h30 às 12h30.

  • Temos uma previsão para retomar as aulas presenciais?

Todas as atividades de ambas as unidades da Aliança Francesa de Campinas (Cambuí e Barão Geraldo) só serão retomadas quando em conformidade com as normas de segurança de saúde expedidas pela Prefeitura Municipal de Campinas e a Secretaria do Governo do Estado de São Paulo.

Nesta oportunidade informaremos através de nossas redes sociais e individualmente (por email e/ou whatsapp) os públicos, interno ( nossos alunos e colaboradores), quanto o externo.

  • Ficarei sem aula em todo o período de isolamento?

Pautados pelo o que vem ocorrendo em nível mundial e em caráter de urgência, estabelecemos a modalidade de ensino à distância, para assegurar a continuidade do aprendizado de nossos alunos. Não se trata de reposição de aulas, muito menos de imposição, mas de uma solução momentânea para que possamos prosseguir com o aprendizado, mesmo diante desse contexto excepcional de crise.

Estas aulas virtuais ao vivo preveem que as turmas serão mantidas com o mesmo professor e componentes da turma e com o mesmo conteúdo, só que, nesta situação, com adaptações para esta proposta online.

Caso a situação o permita, e sempre em conformidade com as decisões da PMC e do governo do Estado, retomaremos nossas atividades presenciais normalmente.

  • Como funcionarão essas aulas virtuais?

Os cursos regulares e individuais serão ministrados a partir do dia 23/03, através das plataformas online ZOOM e ESPACE VIRTUEL AF.

As aulas serão ao vivo (em tempo real) e ministradas pelos mesmos professores e horários que os alunos se matricularam. No horário respectivo, o aluno deverá acessar a plataforma (através do link recebido via whatsapp pelo (a) seu (sua) professor (a)), e seguir sua aula por videoconferência.

Essa modalidade de ensino à distância que elaboramos, embora apresente uma dinâmica diferente da aula presencial, permite que você mantenha:

– Seu/sua professor (a): você não estará sozinho diante da tela do computador. As aulas e tarefas serão conduzidas pelo seu/sua professor (a);

– Sua turma: sabemos que as trocas são particularmente importantes nesse momento, para evitar eventual sensação de isolamento social.

– Seu dia e horário habituais de aulas. Os encontros online seguirão o mesmo calendário que as aulas presenciais. 

Fique atento(a)! A partir de 23/03, no máximo 10 até 20 minutos antes do início de sua aula, você receberá diretamente de seu professor um link para entrar na sua sala de aula virtual. Este link realizará o download da plataforma Zoom no computador dos estudantes. Após a instalação do programa, abra-o, insira seu nome e entre na videoconferência. Na videoconferência os professores darão as aulas no mesmo horário que a aula aconteceria normalmente. 

Na impossibilidade de instalar o programa, você poderá acessar sua sala de aula direto pelo navegador.

Assista o tutorial, feito pelo coordenador pedagógico da Aliança Francesa de Brasília Guillaume Perche para acessar as aulas na plataforma Zoom:

6) Será necessária a presença do (a) aluno (a) nas salas virtuais?

Bien sûr. Nossa proposta é manter as aulas o mais próximo possível da modalidade presencial, o que inclui a presença dos alunos nas aulas. Reforçamos que a participação é muito importante para o aprendizado.

7)Teremos aulas on line e o valor das parcelas continuará o mesmo?

Sim. O valor das parcelas permanece o mesmo.
Esclarecemos que esta modalidade não se trata de um curso online, a estrutura das aulas se manterá a mesma, mudando somente o meio de aprendizado enquanto o isolamento social persistir, e que esta foi uma solução encontrada para mantermos o semestre vigente e também a interação social neste período tão específico que passamos.

Acreditamos, sinceramente, que, com dedicação e motivação, a experiência de aprendizado online possa ser tão rica quanto a presencial.

Torcemos para que a situação na cidade melhore o quanto antes e pedimos sua compreensão e contamos com sua solidariedade nesse momento que afeta a todos nós.

8) E que não puder realizar as aulas online?

Mediante o acompanhamento da frequência dos alunos pelos nossos professores, estudaremos caso a caso a situação daqueles que, por motivos justificados, não poderão estar presentes na modalidade oferecida.