Galette des Rois

No dia 6 de janeiro é celebrado a Epiphanie que é comemoração da visita dos três reis magos ao menino Jesus. Tradicionalmente, nesse dia na França, a Galette des Rois é partilhada entre família e amigos. A Galette representa os presentes que foram oferecidos pelos reis magos a Jesus e, na tradição, um bolo que é repartido pelo número de pessoas; cada um recebe um pedaço. Dentro de cada Galette existe um pequeno boneco escondido e, quem encontrá-lo, se tornará o rei durante o dia, recebendo uma coroa dourada de papelão.

Vamos a receita?

Ingredientes : 

– 2 folhas de massa folhada

– 130g de farinha de amêndoas

– 130g de açúcar

– 130g de manteiga em temperatura ambiente

– 3 ovos

– 1 colher de sopa de rum

– 1 colher de sobremesa de extrato de baunilha

– 1 pitada de sal

Modo de preparo :

Deixe a massa folhada na geladeira e só retire na hora de recheá-la. Em uma vasilha, misture a farinha de amêndoas, o açúcar e a manteiga até que forme uma farofinha. Acrescente 2 ovos e mexa bem. Adicione o rum, a baunilha e a pitada de sal. Misture bem.

Na grelha do forno coloque uma folha de papel manteiga e abra uma das massas folhadas (você não precisa de fôrma pra fazer essa receita !)

Espalhe o creme no centro da massa. Bata o ovo que sobrou e pincele as bordas da massa. Coloque a segunda massa folhada sobre o creme e pressione levemente as bordas para que as partes se colem.

Para decorar, desenhe losângos na superfície da torta (cuidado para não furar a massa !) Pincele o ovo e leve ao forno pré-aquecido, a 180 °C, por mais ou menos 20 minutos ou até que a torta esteja bem douradinha.

Sirva morna e bom apetite !

Fonte: Platdujour