9 setembro 2016, Comentários: 0

Nicola Són: Músico e compositor francês apaixonado por MPB. Nascido em Paris, em uma família de origem armênia, embalado ao som do duduk e kotchari, Nicola Són descobre na adolescência a música “Lígia”, pérola de Tom Jobim interpretada por João Gilberto e Stan Getz. Alguns anos mais tarde, se muda para o Rio de Janeiro para estudar português e assim mergulha na cultura e música brasileiras.

Atravessa o Brasil passando por Manaus, Amazônia, Belém, Fortaleza, Recife… mas se fixa na Lapa, símbolo da boemia carioca e berço do samba. Ao encontrar muitos músicos, compõe e adapta em francês, clássicos da MPB. Assim nasceu o primeiro álbum “Parioca” em 2007.

Em novembro de 2011 grava seu segundo álbum “Nord Destin”. Para isso, ele seleciona alguns dos melhores músicos do cenário carioca como Marcos Suzano e João Hermeto, dois mestres de percussão, Rodrigo Villa no baixo e Gabriel Improta no violão, entre outros. Nicola também convida o lendário João Donato no piano e o grupo de samba Casuarina para participações especiais.

Início de 2015, começa a gravação do seu 3° disco com a direção musical de Paulo Lepetit: “Sampathique”. Sua inspiração encontra-se no samba-lanço do Trio Mocotó. No tropicalismo dos Mutantes e em Tom Zé. Nos sambas incisivos de Sérgio Ricardo e Paulo Vanzolini. Na sátira nostálgica de Adoniran Barbosa. Nas experiências da Vanguarda Paulistana. Na guitarra enérgica do Ira.

Além de violonista e cantor, Nicola é também pesquisador. Sua busca por uma musicalidade simbólica, específica de cada região é constante; profunda, e pode ser traduzida em dois tipos de releituras. Há homenagens aos artistas que marcaram a canção popular de determinada região (e, dali, para o Brasil, e para o mundo). E há traduções em francês daquele sentimento que transborda a música local, iluminando caminhos para além de seus limites geográficos e culturais.

 

Serviço:

Onde: SESC CAMPINAS

Rua Dom José I, 270/333

Telefone: (19) 3737-1500

Dia: 10 de Dezembro de 2016

Horário: 16h30

 

Comments are closed.