A importância de aprender francês para o mundo dos negócios

Categoria: Aprender!, Notícia
11 agosto 2017, Comentários: 0

Se você é amante da língua francesa e quer aprender esse novo idioma, seja pelo interesse na cultura, para uma viagem de estudos ou – principalmente – para se destacar no mercado de trabalho, vai se entusiasmar com essa novidade: o francês está no terceiro lugar no ranking das línguas mais faladas no mundo dos negócios!

A notícia foi divulgada pelo jornal Le Figaro a partir de um estudo realizado pela escola INSEAD, apontada pelo Financial Times como o melhor programa de MBA do mundo. O líder da pesquisa, Kai Chan, levou seis meses para desenvolver um método confiável e, então, se baseou em vinte critérios que classificaram as línguas de acordo com a distribuição geográfica do idioma, relevância turística, poder econômico, influência cultural, entre outros.

Considerando os fatos de que a França segue na quinta posição entre as maiores economias do mundo, ocupa a segunda posição em relação ao PIB na europa, abriga inúmeros museus, conserva um imenso e rico acervo de arte e história e tem cerca de 275 milhões de falantes de francês em todo o mundo, a conclusão do estudo foi a conquista do terceiro posto para a língua francesa, atrás do inglês e mandarim, primeiro e segundo lugar na lista, respectivamente. Com isso, aumenta ainda mais a importância de se falar francês para quem deseja trabalhar em cargos ou empresas que exijam o idioma, seja em território nacional ou no exterior.

Vale lembrar que das 500 maiores empresas do mundo, 31 são de origem francesa. Afinal, você já deve ter ouvido falar da fabricante de aeronaves Airbus, da indústria de cosméticos L’Oreal e da marca de alimentos Danone, não é? Todas são francesas! E aqui mesmo no Brasil, são mais de 350 empresas que buscam profissionais qualificados para falar francês em suas funções.

Além disso, o francês pode ser encarado como um idioma internacional, pois é falado nos cinco continentes e, em 2015, ficou com o segundo lugar entre as línguas mais aprendidas no mundo com, aproximadamente, 125 milhões de estudantes. Inclusive, aprender francês também contribui muito para aumentar suas chances de se especializar em um curso fora do país, o que pode fazer uma grande diferença na hora de conseguir o emprego que tanto almeja. Ou seja, motivos e oportunidades não faltam para quem quer decolar, tanto no idioma, quanto na carreira profissional!
Para atender aos interessados em aprender francês voltado ao mercado profissional, a Aliança Francesa, presente há 130 anos no Brasil e desde 1952 em Campinas, oferece cursos voltados para os negócios, em aulas individuais, e ainda mais específicos nos casos das carreiras relacionadas a direito, diplomacia, hotelaria, gastronomia, medicina e moda. Assim, você foca no que realmente interessa e ganha tempo para conquistar seus objetivos.

Clique aqui para conhecer mais sobre metodologia da Aliança Francesa, que segue as referências do  Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, e entre em contato com a equipe para receber todas as informações e começar o seu curso de francês!

 

Comments are closed.