Passo a passo para estudar na França: saiba como fazer esse plano acontecer!

26 junho 2017, Comentários: 0

Apesar dos vários possíveis destinos, estudar na França atrai cada vez mais jovens e adultos.

A experiência de estudar fora do país é o sonho de muitas pessoas, não só pela vivência internacional, como também pelas inúmeras portas que se abrem nos âmbitos profissional e pessoal. 

Um diploma de uma universidade francesa é reconhecido mundialmente e extremamente valorizado por empresas e instituições. Grande parte das universidades francesas têm acordo acadêmico com o Brasil, possibilitando cursos em diferentes níveis como o intercâmbio acadêmico, especialização, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e o pós-doutorado.

 

Outro motivo para estudar na França que merece destaque é que o país oferece benefícios para facilitar a vida dos estudantes estrangeiros como veremos ao decorrer do artigo. E para quem precisa de uma ajudinha para tornar o sonho viável, as universidades francesas disponibilizam bolsas de estudo destinadas aos alunos de outras nacionalidades.

Independente de como você deseja estudar na França, é fundamental se planejar, dominar o idioma francês e se informar para que o processo aconteça da forma mais tranquila possível.

Acompanhe a seguir dicas do passo a passo e saiba como tirar esse plano do papel!

 

Defina o que quer estudar na França

O primeiro passo é definir qual o curso você quer fazer para, então, seja possível conhecer de que forma participar do processo seletivo da respectiva universidade ou école. Para isso, conte com o Campus France Brasil, agência do governo francês presente em mais de 110 países com o objetivo de fornecer informações oficiais sobre cursos superiores na França. No site, consulte o Catálogo de Formações (em versões em inglês e francês), atualizado anualmente pelo Office National d’Information sur les Enseignements et les Professions com os cursos disponíveis. Entre os cursos mais buscados pelos interessados estão os relacionados às ciências sociais, exatas, políticas, letras e direito. Aproveite também para checar as cartas de apresentação das universidades que oferecem o curso escolhido!

 

Informe-se sobre o processo seletivo

Cada universidade ou école possui procedimento e pré-requisitos específicos para as candidaturas, o que depende também do curso e nível desejado. Se o curso que deseja fazer é oferecido por uma universidade ou escola ligada ao Campus France Brasil, você terá a intermediação para realizar a candidatura. Confira com a universidade qual a documentação necessária, se existem etapas a serem feitas paralelamente ao dossiê do Campus France e confirme as datas de limite informadas. Caso a instituição não seja conectada à agência, entre em contato com o departamento correspondente e se informe sobre os procedimentos, pré-requisitos, prazos, etc. De forma geral, você deve cumprir requisitos básicos para iniciar o processo: conclusão do ensino médio, aprovação no vestibular na área que deseja cursar na França e conhecimento da língua francesa.  

Como as candidaturas ficam abertas apenas em determinado período do ano, é imprescindível que você fique atento às datas e dê o pontapé ao plano de estudar na França, no mínimo, um ano antes do pretendido, especialmente em caso de bolsas de estudo.

 

Aprenda francês para estudar na França

Aprenda francês para estudar na França

Aprenda francês

Fazer um curso superior na França exige que o aluno saiba se comunicar, tanto em situações acadêmicas – que requerem um vocabulário específico -, quanto para se relacionar e resolver as necessidades do dia a dia. Esse item é tão importante, que entre os documentos a serem entregues à universidade está o certificado proficiência na língua francesa. Ou seja, o aluno deve comprovar seu domínio do idioma e que está apto a compreender as aulas ministradas em francês. Como aprender um novo idioma demanda tempo, novamente é necessário planejamento do tempo dedicado ao estudo de francês até chegar ao nível fluente.

É interessante também que, além do curso de francês regular, você possa realizar aulas especiais voltadas para o seu segmento de atuação, além de cursos preparatórios para a obtenção do DELF – Diplôme d’Études en Langue Française (Diploma de Estudos em Língua Francesa), DALF – Diplôme Approfondi de Langue Française (Diploma Aprofundado de Língua Francesa) e TFC – Test de Connaissance du Français (Teste de Conhecimento do Francês).

 

Prepare seu dossiê

Após definir o curso, reunir os documentos solicitados no processo seletivo da universidade ou escola e ter em mãos o diploma de proficiência do idioma, é hora de montar seu dossiê e submetê-lo através do site do Campus France Brasil. Enviados os documentos, você deverá pagar uma taxa administrativa e, após a confirmação do pagamento, a equipe da agência irá analisá-los e solicitar eventuais correções. Com o dossiê validado, você será chamado para uma entrevista presencial, realizada no Campus France ou em um local habilitado.

Com o dossiê completo, todos os documentos serão enviados à(s) universidade(s) do seu interesse para que obtenha uma resposta. É muito importante acompanhar a candidatura no sistema do Campus France, pois será neste canal que a instituição dará o retorno.

 

Solicite seu visto de estudante

Para você permanecer legalmente como estudante na França, por mais de 90 dias, é necessário obter o visto de categoria “étudiant”. Após a aprovação pela universidade e validação do Campus France, você receberá as orientações para solicitar seu visto ao consulado francês da sua região. Vale lembrar que uma das vantagens de estudar na França é que o visto de estudante por mais de seis meses permite que você trabalhe, o que ajuda a cobrir os custos de vida. Se você for cursar um pós-doutorado, o visto solicitado deverá ser de pesquisador.

 

Estudar na frança é mais econômico - Planeje seu orçamento

Estudar na frança – Planeje seu orçamento

 

Planeje o orçamento

Estudar na frança é mais econômico quando comparado aos outros países da Europa. Isso porque o governo francês investe muito em educação, o que diminui os encargos para os alunos. Todas as universidades francesas são públicas e as taxas de inscrição são bem reduzidas! Segundo dados do Campus France, o orçamento de um estudante na França varia de 600€ a 1000€, dependendo da região do país. Além disso, estudantes que permanecem no país por mais de seis meses podem contar com subsídios do governo francês para alimentação em restaurante universitário, descontos em transporte público, lazer (museus, teatro, cinema) e ainda têm a possibilidade de conseguirem assistência médica, seguro (Sécurité Sociale) e auxílio-moradia.

 

 

 

Estudar na França - Bolsa de Estudos

Estudar na França – Bolsa de Estudos

Bolsa de estudos para estudar na França

É muito importante frisar que os processos para ingresso em uma universidade e obtenção de bolsa de estudo são feitos separadamente. Também no site do Campus France, você encontra o catálogo Campus Bourses para pesquisar bolsas de seu interesse. Cada financiamento tem seu próprio edital e você deve se candidatar com antecedência para concorrer e não perder os prazos. Conquistar uma bolsa de estudos para estudar na França exige a comprovação de proficiência do idioma francês. Além disso, as bolsas oferecidas pelo governo brasileiro por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pós-graduação na França  também requerem que o candidato faça o teste em locais certificados.

 

 

E então? Pronto para começar a colocar seu plano em prática? 🙂 Com certeza essa vivência significará, além de um grande diferencial na sua formação profissional, também uma experiência cultural riquíssima para ampliar os seus horizontes e proporcionar infinitas possibilidades! Se você deseja começar a estudar francês para alcançar a proficiência e ir atrás do seu sonho de estudar na França, fale com a Aliança Francesa! Com metodologia eficaz e agradável, você aprenderá um novo idioma de forma consistente, além de mergulhar na cultura francesa com todos os materiais do acervo disponível na midiateca. Entre em contato para saber mais e aproveite para fazer sua matrícula para os cursos do segundo semestre.

Comments are closed.