21 julho 2017, Comentários: 0

O Canadá vem se tornando cada vez mais um destino procurado pelos brasileiros que desejam aliar a experiência de estudar no exterior com a qualidade de vida. Especialmente o Quebec, a maior das 10 províncias canadenses que possui cerca de 720.000 habitantes e até hoje preserva sua colonização francesa, se destaca entre as preferência dos estudantes. E os motivos da escolha de estudar no Quebec não são à toa! Lá é possível vivenciar história, natureza e modernidade no dia a dia, além, é claro, de desfrutar da excelente qualidade de ensino, tanto em inglês, quanto em francês.  

Se você está pensando em estudar no Quebec, continue a leitura para descobrir porque esta é uma ótima ideia!

 

Preserva o passado e vive o futuro

A província do Quebec está localizada às margens do rio St. Lawrence. É reconhecida por conservar e valorizar a história e os aspectos da herança cultural da colonização francesa, sem abrir mão da modernidade da América do Norte com seus avançados centros tecnológicos. A vida cultural oferece vastas oportunidades para quem adora um passeio histórico, com direito a um tour no distrito Old Town, local tão rico que se tornou patrimônio da UNESCO. Indispensável aproveitar o tempo entre os estudos para visitar a Basílica Notre-Dame, a fortificação militar onde fica o 22º Royal Régiment e o belo parque Champs-de-Bataille. Quem gosta de viver em contato com a natureza, vai se encantar com as exuberantes florestas, rios e lagos, seja para apreciar ou praticar esportes!

Montreal | Quebec

Montreal | Quebec

Oferece excelente qualidade de vida

Ter contato com a cultura por si só já é uma experiência muito válida, porém, estudar no Quebec também te proporciona condições bastante atrativas para viver. O Canadá é um país que tem políticas muito receptivas para os estrangeiros que desejam estudar e trabalhar. Portanto, têm seu valor reconhecido pelo governo, o que facilita o processo de permanência. Outro fator de destaque é a segurança, já que o país é visto como um local tranquilo e com baixo índice de criminalidade. Nada como poder andar sem medo e com mais garantia de justiça e respeito, não é?

 

É um lugar bilíngue

Sendo uma comunidade francófona, o Quebec tem como idioma oficial o francês. Mas grande parte da população também é fluente em inglês, ou seja, você pode praticar dois idiomas em uma única experiência. As universidades lecionam em ambas as línguas, embora o francês seja o mais comum. Para conquistar uma vaga, você deve dominar o idioma e comprovar sua proficiência na língua francesa pelos exames TCF – Test de Connaissance du Français (Teste de Conhecimento do Francês), DELF – Diplôme d’Études en Langue Française (Diploma de Estudos em Língua Francesa) ou DALF – Diplôme Approfondi de Langue Française (Diploma Aprofundado de Língua Francesa). Vale lembrar que aprender francês não é importante somente para ir à França, pois pode ser falado em todos os cinco continentes!

 

Estudar Francês no Quebec

Estudar Francês no Quebec

Muitas possibilidades em Montreal

Montreal abriga a segunda maior população francófona do mundo depois de Paris. É um polo universitário e conta com universidades conceituadas mundialmente como a Université de Montreal, McGill University, Université du Quebec à Montréal, Concordia University, HEC Montréal, École Polytechnique de Montréal e College La Salle. Foi eleita a sétima melhor cidade para estudantes no ranking da QS Best Student Cities de 2016. Por isso, dá para ver que é muito plural e receptiva com estrangeiros. A maior cidade da província também encanta pelas inúmeras atrações culturais: Museu de Belas Artes, Palácio das Artes de Montreal, Museu de Arte Contemporânea, entre tantos outros pontos que merecem uma visita!

Os estudantes veem em Montreal uma ótima oportunidade de tornar real o sonho de estudar fora, pois, apesar do custo de vida não ser considerado baixo, é menor do que em capitais americanas e européias.É possível conseguir acomodações nas próprias universidades, morar em repúblicas ou alugar apartamentos nos bairros mais periféricos para reduzir os custos, além de ser viável andar de bicicleta e conseguir o OPUS card for student para diminuir os gastos com transporte público.

 

Qualidade de ensino reconhecida

Herança anglo-saxônica, as universidades no Quebec aplicam uma metodologia muito eficaz com diferenciais como debates, trabalhos coletivos, interatividade entre aluno e professor e prática dos conceitos aprendidos. Toda essa qualidade atrai, por ano, cerca de 30 mil estudantes estrangeiros para a província. A boa notícia é que se você faz planos para ir nos próximos anos, vai poder aproveitar ainda mais, já que em 2016 o governo federal, em parceria com o provincial, anunciou um investimento bilionário em educação pós-secundária para os anos de 2017 e 2018.

 

Você pode escolher uma CÉGEP

Além das universidades, os CÉGEPs também disponibilizam bolsas de estudos. São instituições de ensino que oferecem cursos tecnólogos, que já levam o estudante ao mercado de trabalho e à graduação; e pré-universitários, que encaminham para a universidade. Anualmente, são oferecidas bolsas de estudos para estrangeiros, que podem até isentar as mensalidades. Se você tem interesse nesse tipo de ensino, deve entrar em contato com a CÉGEP escolhida para entender como ser aceito e conferir a disponibilidade e os procedimentos para conquistar uma bolsa de estudo. Para disputar a vaga, é imprescindível a fluência no idioma francês e será necessária comprovação por meio de exames.

 

Existem oportunidades de emprego

Graças a uma economia em expansão e a diminuição da população ativa, após a obtenção do diploma, o estudante pode trabalhar por um período determinado. Se a sua intenção for ficar permanentemente, poderá fazer uma aplicação para buscar a permissão ou ainda trabalhar no próprio campus universitário. De acordo com o Serviço de Estatística do Canadá, Quebec foi a província que mais criou empregos em 2016. Áreas de tecnologia, ciências e eletrônicos estão em evidência devido aos investimentos constantes em pesquisas.Aproveite para já ficar de olho nas oportunidades de emprego no site Quebec na Cabeça!

Quebec na cabeça | Trabalhe no Quebec

Quebec na cabeça | Trabalhe no Quebec

O governo investe em inovações

Por falar em pesquisa, o governo investe pesado nessa área, tanto que o Quebec possui grandes parques tecnológicos e desenvolve tecnologia de ponta. Um exemplo é a  Universidade de Montreal, que possui um orçamento de meio bilhão de dólares destinados para pesquisas. A cidade de Montreal também desponta como um centro de inteligência artificial tão promissor que o Google decidiu investir uma grande quantia no Montréal Institute for Learning Algorithms (MILA). O objetivo da empresa é atrair investidores corporativos, startups e pesquisadores. Ou seja, é um prato cheio para os estudantes que desejam seguir carreira em profissões relacionadas!

 

É fácil estudar no Quebec

É fácil estudar no Quebec

É mais fácil obter visto e imigrar

Como dissemos, o Canadá recebe bem os imigrantes e sabe do valor dessas pessoas para a economia. Portanto, existe uma menor dificuldade em conseguir visto para estudar e permissão para imigrar. De qualquer forma, como o Quebec é uma província, os interessados em estudar por lá devem solicitar permissões tanto do governo canadense, quanto do Quebec. Para iniciar o processo e não gastar dinheiro enviando documentos, vale fazer uma avaliação online no site de imigração do Quebec para saber se há chances ser aceito. Os estudantes brasileiros que desejarem fazer cursos com duração superior a seis meses devem percorrer dois processos distintos:

  1. Solicitar o CAQ (Certificado de Aceitação do Quebec) através do Governo do Quebec;
  2. Solicitar permissão de estudos para o Governo do Canadá.

 

Caso o seu curso tenha duração menor que seis meses, será necessário somente o visto de residente temporário. Para mais informações sobre como proceder, acesse o site do governo do Canadá.

O Quebec é um lugar incrível, cheio de oportunidades, vivências e aprendizado! Se este post te inspirou a começar a jornada para estudar lá, não se esqueça que é fundamental estudar francês e conquistar o diploma de proficiência para, então, chegar às grandes universidades no Quebec! Para garantir que seu francês esteja na ponta da língua para essa experiência, conte com a Aliança Francesa de Campinas. A metodologia é baseada no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, que torna o estudo mais eficaz e agradável, de acordo com seu objetivo. Conheça os cursos e entre em contato para começar as aulas já!

Comments are closed.