Quais os benefícios de estudar outra língua?

3 maio 2017, Comentários: 0

Conhecer outra cultura, preparar-se para o mercado de trabalho, por puro hobby ou para fazer uma viagem. Existem muitos motivos para aprender um novo idioma em um mundo cada vez mais globalizado e plural. Muito além do inglês, que já se tornou item básico tanto no currículo profissional, quanto para consumir cultura, estudar outra língua é uma forma de ampliar as possibilidades na carreira e os horizontes pessoais. Está pensando em começar um curso de idioma? Então, continue a ler o post e confira mais razões para colocar em prática essa ideia.

 

Não é gasto, é investimento

As empresas prezam cada vez mais por profissionais que falem outras línguas para atender às suas necessidades de comunicação com clientes, fornecedores e colaboradores internacionais. Por isso, não é segredo que investir em um curso de idiomas irá abrir portas para empregos de qualidade que, consequentemente, irão reverter em melhores condições de remuneração no futuro.

 

Viver a cultura - França

Viver a cultura – França

Viver a cultura

Dizem que quando você viaja, volta mais rico. Ao falar outro idioma, conhecer outro país não significa apenas visitar lugares turísticos, mas sim mergulhar na cultura desse local, compreender melhor o comportamento das pessoas, saber sair de situações desafiadoras e também fazer novas amizades com mais facilidade. Com certeza uma viagem assim será muito mais enriquecedora!

 

Bolsas de estudos

Se o seu desejo é morar em outro país e conseguir uma bolsa de estudos durante a estadia, é primordial que tenha conhecimento avançado na língua local para poder fazer as aulas, preparar os trabalhos e ler os materiais indicados. O idioma faz parte da seleção de diversos exames de proficiência e é preciso comprovar seus conhecimentos para conquistar a vaga.

Sem tradução

Já imaginou assistir a um filme, ler um artigo de jornal ou ouvir uma música em outras línguas, e entender o conteúdo sem precisar da ajudinha de tradutor ou de legenda? Existem muitas fontes de informação e cultura, por exemplo, que podem ser preciosas descobertas quando você é capaz de compreender não só o idioma, mas também as expressões originais e se manter fiel ao que o autor quis transmitir. Isso também ajuda a expandir suas pesquisas para as mais diversas finalidades.

 

Uma nova língua, muitas oportunidades

O contato com pessoas de outras nacionalidades permite que você tenha mais chances de fazer networking, conseguir trabalhos no exterior, e até mesmo criar raízes em outro país. Não é raro pessoas perderem grandes oportunidades simplesmente porque não possuem fluência do idioma em questão.

 

Exercite o cérebro

Quando você estuda uma nova língua e aprende algo novo, está estimulando seu cérebro a trabalhar, o que colabora para cuidar da sua saúde mental e prevenir doenças como demência e o mal de Alzheimer. Além disso, para assimilar todo o conteúdo das aulas, é preciso 100% de atenção e disciplina, ou seja, você acaba treinando o seu foco e beneficiando não só o aprendizado de outros assuntos, mas também a execução de tarefas no dia a dia.

 

Autoconfiança é fundamental

A sensação de estar preparado para encarar os desafios em uma nova língua faz com que você fique mais seguro e saiba lidar melhor com imprevistos e situações que exigem atitudes assertivas. Tenha certeza de que todo o esforço de aprender o idioma é recompensado quando você conquista autonomia de se expressar com segurança.

E então, o post te ajudou a decidir a iniciar um novo curso? A Aliança Francesa está há mais de 130 anos no Brasil e atende a quase 40 mil alunos com um método de ensino da língua francesa dinâmico e moderno para um aprendizado real. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos cursos de francês na Aliança Francesa Campinas.

Comments are closed.